sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Outubro Rosa

Meninas, eu sei que estamos no final de Outubro e só agora tive tempo pra fazer esse post, infelizmente tardio, mas o objetivo espero que seja produtivo.
Outubro Rosa, eu sei que todo mundo anda vendo as pessoas seja na TV ou na INTERNET falando sobre isso, mas você sabe realmente o que é o Outubro Rosa? Não? Então pare 5 minutinhos pra ler esse resumo e pensar um pouquinho, ok?!
A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade (www.komen.org). 
   Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa. Todas ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes (de câncer de mama), partidas de boliche e etc. (www.pink-october.org).
   A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc. surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente.
   A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em em torno de tão nobre causa. Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.
Aqui no Brasil, A primeira iniciativa vista em relação ao Outubro Rosa, foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo-SP. No dia 02 de outubro de 2002 quando foi comemorado os 70 Anos do Encerramento da Revolução, o monumento ficou iluminado de rosa "num período efêmero" como relembra o secretário da Sociedade Veteranos de 32 - MMDC, o Coronel PM (reformado) Mário Fonseca Ventura.
   Essa iniciativa foi de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama, que com o apoio de uma conceituada empresa européia de cosméticos iluminaram de rosa o Obelisco do Ibirapuera em alusão ao Outubro Rosa.
O objetivo é divulgar, de modo simples e verdadeiro, todas as contribuições de vários segmentos da sociedade em relação a esta ação mundial, que embeleza com seu tom rosa, nas mais diversas nuances, monumentos e locais históricos, no sentido de nos mostrar, de modo belo e feminino, a importância da luta contra o câncer que mais mata mulheres em todo o mundo.

   O importante é, na realidade, focar este sério assunto nos 12 meses do ano, já que a doença é implacável e se faz presente não só no mês de outubro. No entanto, este mês é representativo para a causa, tornando-se especial e destacado dos demais.

   Ninguém é dono desta iniciativa. Simplesmente desejamos contar a história como ela é, respeitando aqueles que, muitas vezes de modo anônimo, prestaram a sua homenagem e manifestaram seu acolhimento à causa.

   Nos ajude a complementar a história e eventos realizados, enviando fotos e artigos para o e-mail:
 contato@outubrorosa.org.br
Meninas, vamos prestar mais atenção ao nosso corpo, fazemos de tudo pra ficar com a pele, o rosto,os cabelos,unhas mais bonitos,mas esquecemos que a beleza vem de dentro, e se não estivermos saudáveis, nenhum cosmético vai adiantar.
Vamos fazer o auto-exame é rápido, fácil e sem dor.Não custa nada e pode salvar sua vida.
Vamos conhecer e cuidar do nosso corpo. Beijinhos e vamos nos cuidar tá?!
Aprenda a fazer o AUTO EXAME:







Fonte: http://www.outubrorosa.org.br/


6 comentários:

  1. Oi Jessica!
    É importante saber prevenir. Ter as informações, conhecer o problema.
    A maioria das mulheres mais velhas que eu conheço, preferem não fazer...te medo!
    Obrigada pelas dicas!!!
    Beijinhos ^^

    Venha conhecer a Empresa Alpha Line na nova Resenha do Pink CupCake

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da história sobre o outubro rosa. É realmente muito legal!!

    FB http://sacudidordepalavra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. parabéns pelo post completo da campanha...foi o que eu citei no meu blog..tem gte que nem sabe o que realmente significa!

    ResponderExcluir
  4. Oi linda!! adorei seu post, fiz um lá no meu blog, da uma passadinha lá também. Nunca é tarde para nos cuidar né! bjs querida :g

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post linda, eu também fiz um post sobre o outubro rosa, é muito bom ver todas as blogueiras unidas passando suas opiniões para suas leitoras, beijos :g
    http://8outubro.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/8outubro

    ResponderExcluir
  6. Olá,Esta campanha é muito importante para alertar as mulheres que a prevenção é o primeiro passo para a cura.
    Beijos
    http://vitoriacardia.blogspot.com.br/ FB

    ResponderExcluir